domingo, 9 de setembro de 2012

Financiamento SBPE para construção

   Olá,  resolvi fazer esta postagem sobre financiamento pois me perguntaram a respeito do assunto achei que seria util deixar no blog informações que pode ser util para quem esta em duvida ou precisa de dinheiro para terminar sua obra.
   Vou fazer um financiamento para construir nossa casa, vou fazer o SBPE para construção, o que tenho observado é que a muitas duvidas com relação a financiamento, existe varios tipos do mesmo, quando decidir construir pesquisei varios (construcard, consorcio, compra de terreno e construção) o financiamento de construção é o mais barato mas foi dificil obter informações sobre o mesmo, até mesmo em uma agência da Caixa a duvida dos funcionários, o que pude observar que apesar dos juros serem os mais baixos ( igual a compra de imóvel novo de 8% ao ano ou até menos conforme relacionamento com o banco) e vc ainda pode usar FGTS se quiser, o proprio banco não divulga e não estimula as pessoas a usa-lo empurram o construcard que tem juros bem mais altos ( 1,7% ao mês que dá mais de 23% ao ano) e é bem mais simples, pouca burocracia se não estiver enganado nem planta da casa pedem, porém devido a juros mais altos é mais limitado no valor de empréstimo pois o juro encarece a prestação limitando os valores, para quem precisa de pouco dinheiro e não quer dor de cabeça é o melhor.
   No SBPE vc vai ter mais dor de cabeça, pois ele é mais complexo mas para quem quer um dinheiro mais barato e uma quantia maior compensa, o limite de empréstimo é 500 mil e o prazo maior 420 meses no máximo e usa FGTS  podendo a cada 2 ou 3 anos usar o mesmo para amortizar o valor devido abaixando a prestação ou o prazo como desejar, porém vc tem que ter planta aprovada, um engenheiro responsável durante toda a obra tem que seguir um conograma de obras e uma planilha financeira da obra elaborado pelo mesmo, tera vistorias mensais do engenheiro da Caixa para liberação mensal do dinheiro e tem que ter uma reserva financeira para fazer a primeira etapa, vc pode pedir a mais no financiamento para tocar a obra e seguindo a planilha no final este dinheiro sobra e vc usa ele para amortizar a prestação ( ex: vc precisa de 80.000,00 e no planilha a primeira etapa é 15.000,00 vc pega 95.000,00 e no final sobrará 15.000,00 vai no banco e amortiza 15.000,00 e a prestação abaixa para o valor que vc queria), normalmente o engenheiro que faz o cronograma e planilha com os valores e prazo da obra faz uma divisão igual por mês deixando sempre a primeira etapa mais cara para que nunca falte nas demais etapas.
   Todos os custos com engenheiro, vistorias vc pede para colocar na planilha financeira assim vc não tera surpresas, um bom engenheiro vai dar um custo bem real baseado no que vc quer realizar na sua tão sonhada casa.
   Fica uma dica o SBPE para construção também é usado em aquisição de terreno e construção, quitação de terreno e construção, término de construção ( quem começou e acabou o dinheiro) e só a construção é o mesmo só muda a forma de usá-lo.
   Faça uma simulação no site da Caixa e vc poderá observar a diferença entre o construcard e o SBPE, ou procure uma agência da Caixa e peça informações, não desanime com a falta de vontade dos funcionários pois para mim em uma agência o atendente colocou um monte de empecilhos querendo me desanimar, posteriormente descobri através da engenheira que fez o cronograma que a agência não gosta de fazer este tipo de financiamento e se vc insistir eles te mandam para um "correspondente da Caixa".
   No simulador da Caixa em "categoria que se enquadra o imóvel" é construção e no item "valor aproximado do imóvel" coloque valor do terreno mais o valor da planilha, o terreno ja conta como entrada vc deve desconta-lo da entrada ( ex: terreno 50.000,00 planilha de custo 80.000,00 total 130.000,00) os 50.000,00 do terreno já é entrada e não se preocupe pois que vai determinar o valor real do terreno é o engenheiro da Caixa usando sua região como base e este valor não influencia no que vc pretente financiar pois se o valor do terreno sobe como ele é considerado entrada não altera em nada.
    fica como dica  e se alguém tiver alguma duvida e eu puder ajudar estou à disposição é só perguntar e boa sorte a todos que estão correndo atrás  do tão sonhado LAR DOCE LAR.
  

281 comentários:

  1. Mostrei tua post para meu marido, ele interessou pelo esse financiamento, como amnhã estou de folga, vou na agência da caixa.Obrigada e um excelente semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vá mesmo se informar que vale a pena, insista com atendente para te explicar que eles são "meio" folgados mas vai dar certo. Até logo.

      Excluir
    2. Olá, quero fazer esse financiamento, vc me ajudaria muito se puder por favor me enviar contato e região do seu engenheiro. Obrigada aline

      Excluir
    3. Boa tarde! Também estou fazendo SBPE da caixa e realmente até o ultimo minuto o pessoal querendo me empurrar o CONSTRUCARD. A taxa realmente é muito pequena 0,66% ao mês. Tenho uma dica pra todos que interessarem em fazer!! Geralmente o correspondente da caixa é a melhor opção a pessoa é como se fosse um agente da gente vc paga uma taxa pra ele e ele ira te pedir todos os documentos necessários e soh entregara pra vc ir na caixa quando tiver tudo OK... Tem que só verificar se vc vai comprar o terreno ou vai construir no terreno próprio! Mas antes de procurar o agente ou ir a caixa no caso de mesmo querer resolver tudo.. vá ao gerente da agencia apresente seu comprovante de renda e do cônjuge quando tiver e faça a avaliação. Pois é dai que vc sabera o valor que vc poderá pegar e fara o projeto adequando a esse valor.. pq é com esse valor que o engenheiro precisa pra fazer a planilha da obra. Pq se nao vc pode pegar 200 mil mas sua casa soh faz com 300 mil.. a caixa soh vai pagar oq tah na planilha da obra! Espero ter ajudado... caso queriam mais informação tem o meu e-mail : mau_costa@hotmail.com

      Excluir
    4. Olá povo amado, eu sou a Sra. Mary Smith estou escrevendo esta carta porque estou realmente grato pelo que a Sra. Clara Morgan fez por mim e minha família, quando eu pensei que não havia esperança, ela veio e fazer minha família se sentir vivo novamente, levando-nos empréstimo de baixa taxa de juros de 2% que eu nunca pensei que ainda existem verdadeiros credores empréstimo na Net, mas para minha surpresa, eu tenho o meu empréstimo, sem perder muito tempo por isso, se você está lá fora procurando por um empréstimo de qualquer valor que eu gostaria que você a e-mail via (clara_morgan@outlook.com) desejo a todos sucesso

      obrigado
      Sra. Mary Smith

      Excluir
  2. Nossa José amei o post, isto é muito bom pois muitos ficam com suas obras paradas até por falta de informação dos Bancos ....

    Grata,
    Luciene Azevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, isso é mesmo verdade, eles são muito mal preparados para dar informação mas vale a pena insistir. Até logo.

      Excluir
  3. Bom mesmo seu post! Tirou minha dúvida sobre como entra o terreno nessa história toda.
    Ainda preciso da aprovação do projeto na prefeitura para pedir o financiamento, mas foram ótimas suas dicas!
    Vai postando as novidades!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,logo logo eles liberam o seu projeto vai dar tudo certo,espero realmente que as dicas te ajudem. Conforme eu for tendo novidades eu vou postando. Até logo.

      Excluir
  4. José o post foi muito bom pra mim tirei varias duvidas.

    Aguardo novidades

    Francielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico contente em saber que te ajudei conforme eu for tendo novidades vou postando. Até logo.

      Excluir
  5. Oi José
    Vim retribuir e te agradecer pela visita e comentário no meu blog.
    Adorei saber que você também está em inicio de construção, assim podemos nos dar dicas mútuas :)
    Uma coisa que vc comentou aqui é q a Caixa financia a quitação do terreno além da construção e não foi isso que me informaram no 0800 da CEF. Estava já pensando em como íamos quitar o terreno para pegar o financiamento e ter dinheiro para primeira etapa? Vou conversar sobre isso com o correspondente.
    Estou agora numa luta com o arquiteto que não consegue por no papel nosso desejo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá...a dois dias saí super triste de uma agência da Caixa.
    O funcionário falou que esse tipo de financiamento foi cancelado.
    Não estou acreditando na informação, pois tudo ainda consta no site da caixa. Vc sabe de alguma coisa?

    Até mais.

    ResponderExcluir
  7. Olá a todos, estou em meio a um processo de SBPE, (a modalidade não foi cancelada, é que os funcionários da caixa não conhecem os serviços do próprio banco.)
    A grande vantagem que vejo no SBPE é a liberdade para o tamanho da casa sem preocupação com o valor, inicialmente eu queria fazer o (minha casa minha vida) que tem a metade dos juros, mas na minha cidade o valor máximo é de 90 mil, como meu terreno foi avaliado em 40 mil não dava pra fazer a casa do tamanho que eu queria, ai depois de muito pesquisar na internet descobri o SBPE, porque se dependece dos atendentes da caixa eu nem saberia que ele existe. mas é assim mesmo, éra da informação rsrs..

    ah o segredo pra dar certo é conseguir um engenheiro experiente que já tenha feito esse tipo de financiamento pois é ele que faz tudo na verdade, no entanto experiente não quer dizer caro, pesquise muito, fuja de construtoras, contrate vc mesmo os pedreiros, sai metade do preço...

    parabéns pelo post, muito bom...

    ResponderExcluir
  8. Olá a todos, estou em meio a um processo de SBPE, (a modalidade não foi cancelada, é que os funcionários da caixa não conhecem os serviços do próprio banco.)
    A grande vantagem que vejo no SBPE é a liberdade para o tamanho da casa sem preocupação com o valor, inicialmente eu queria fazer o (minha casa minha vida) que tem a metade dos juros, mas na minha cidade o valor máximo é de 90 mil, como meu terreno foi avaliado em 40 mil não dava pra fazer a casa do tamanho que eu queria, ai depois de muito pesquisar na internet descobri o SBPE, porque se dependece dos atendentes da caixa eu nem saberia que ele existe. mas é assim mesmo, éra da informação rsrs..

    ah o segredo pra dar certo é conseguir um engenheiro experiente que já tenha feito esse tipo de financiamento pois é ele que faz tudo na verdade, no entanto experiente não quer dizer caro, pesquise muito, fuja de construtoras, contrate vc mesmo os pedreiros, sai metade do preço...

    parabéns pelo post, muito bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro realmente vc esta super certo, quando descobrimos sobre o financiamento fomos até uma das agências da caixa na minha cidade nós temos 3 e em umas delas o atentende nem se quer sabia sobre o assunto.Nós conseguimos porque insistimos e contratamos uma engenheira que também conhece. Mas o financiamento é muito bom vale a pena ir atrás. Abraços Dani.

      Excluir
    2. Dani por favor se puder me encaminhar o contato e a região onde mora a engenheira que vc contratou me ajudaria muito. :) Obrigada por compartilhar a informação me ajudou de mais, aconteceu o mesmo comigo, fui até a Caixa e ninguém sabia me informar sobre esse financiamento.

      Excluir
  9. Olá José e pessoal. É mesmo bem difícil obter todos os detalhes do finaciamento da caixa. Estou com uma dúvida que não acho a resposta de jeito nenhum. É sobre o valor que se paga durante a obra. Já ouvi falar que seria um valor simbólico para não facilitar a vida financeira nesta fase tão difícil. Achei bacana mas pouco provável porque ninguém é seu amigo assim quando se fala de dinheiro. A maioria das referências falam que será cobrado os juros, seguro e taxa de administração. Só a amortização não será cobrada. Se for isso, ferrou, pois essa soma toda representa uns 60%/70% da prestação. Vou ter que desembolsar quase os 30% da minha renda desde o começo da obra?

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. José, parabéns pelo post. Realmente é difícil achar informações sobre o SBPE. Foi justamente pesquisando sobre o assunto no google que acabei descobrindo seu blog. Nele, li seu post e também todos os comentários. Fiquei feliz por saber que muita gente assim como eu também tem o sonho de construir. Minha namorada e eu já fizemos a planta e contratamos o engenheiro. Se tudo der certo, em 2013 conseguiremos o financiamento SBPE junto a Caixa Federal. Enquanto isso não acontece fico pesquisando e procurando saber cada vez mais sobre tudo isso. Isso é necessário pois tenho medo que aconteça algum problema durante a construção. Sinceramente, não confio na Caixa Federal. Por isso é melhor evitar. Enfim, espero que possamos trocar experiências e também ajudar uns aos outros na construção desse sonho. Abraço a todos e feliz 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Léo, espero realmente que de tudo certo para vocês quanto ao financiamento nós não tivemos problemas algum tem dado tudo certo tem se encaminhado conforme foi acertado. Não desista vai dar certo o de vcs também. Boa sorte Abraços Dani.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Caros, parabéns a todos pelas dicas e relatos. Esta semana também dei entrada junto a Caixa para o financiamento da construção, o problema que encontrei, diferente do que foi relatado no Post(acredito que possa ter havido alteração neste sentido) o terreno não entra como valor de Entrada. Por exemplo: Meu terreno foi avaliado em 50Mil, para construção pedi 100Mil. Pela minha renda, terei que dar de entrada 45Mil para liberar o financiamento e o este valor não pode ser considerado o valor do terreno. Estes 45Mil deve ser de recursos próprios.

    Outro ponto que me informaram, é que posso utilizar o FGTS para o valor da entrada, porem, para isso a obra tem que estar começando do Zero. No caso, eu iniciei um muro de arrimo antes da avaliação do Engenheiro da Caixa e estou com medo de não poder utilizar meu FGTS.

    Dentro de alumas semanas terei mais detalhes.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geraldo, acho que derrepente vc pode não ter entendido. O terreno é aceito como entrada a avaliação do seu terreno é de 50Mil, mais 100Mil do seu financiamento totaliza 150Mil, vc tera que dar 95Mil de entrada porém o terreno já é entrada desse 50Mil, lhe resta 43Mil de recursos próprios. No financiamento aparece o valor de 150Mil, porém a entrada já é o seu terreno vc só precisa ter de recursos próprio os 43Mil.É um pouco complicado eu sei mas vc vai conseguir entender.Quanto ao muro de arrimo eu já não sei te informa,mas acho que não tera problemas.Abraços Dani.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá, Geraldo. Qual o endereço do seu blog? Me responde no email pramjr@ig.com.br

      Obrigado!

      Excluir
    4. Ola Michelle o endereço é http://www.nossacasa2013.blogspot.com.br

      Abraço.

      Excluir
  14. Dani adorei o seu post e me ajudou a esclarecer inúmeras dúvidas sobre o financiamento de construções em terrenos próprios.
    Minha dúvida Dani, você disse que para iniciar a obra (fazer a primeira etapa) teve que desembolsar uma quantia... De quanto é essa quantia? É uma porcentagem do valor da obra? Não pode ser financiado essa primeira etapa também.
    Do mais só tenho a agradecer quanto as informações.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Túlio, desculpe pela demora da resposta meu blog estava com problemas. Você vai financiar tudo junto, é que para liberar a primeira grana, o engenheiro tem que vir na obra e liberar a primira etapa e isso só acontece com ela pronta. Então para fazer a primeira etapa vc tem que ter dinheiro por fora sem ser do financiamento, a primeira etapa é o alicerce. Se vc naõ tivar o dinheiro até a caixa liberar da primeira etapa como vc vai fazer o alicerce, depois que o engenheiro passa e libera daí vc vai ter de volta o dinheiro que vc usou por fora lá no começo da obra ou seja para fazer o alicerce. Qualquer dúvida é só perguntar. Abraços Dani.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta Dani.
      Essa primeira etapa para você custou quanto? (em porcentagem da obra, não precisa de valores)
      Porque dai, além da entrada com o terreno junto, tenho que ter essa grana pra pagamento, pelo que entendi...

      Excluir
  15. Ola, tudo bem? Estava procurando quem pudesse me dar um luz e encontrei este excelente post.
    Já fui em diversas agencias da Caixa para obter informações sobre este financiamento para construção e ninguem soube me dar explicações, alias nem sabiam que existia. Todos so conheciam o Construcard.
    Alguem conhece uma agencia da capital Paulista que faça este tipo de financiamento? Estou cansada de procurar.
    Outra duvida que tenho é sobre o cronograma que o engenheiro tem que fazer. Pode ser um cronograma da fundação, alvenaria, lage, telhado, reboco, hidraulica e eletrica, sem incluir o acabamento (portas, janelas, conjuntos sanitarios, pintura e revestimentos) Ou é obrigatório o projeto completo?
    Desde já agradeço a quem puder me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta. Estou passando por esse mesmo tipo de dificuldade. Mas uma coisa eu puder apurar. A primeira coisa que você precisa fazer é abrir uma conta na Caixa e começar um relacionamento com o banco. Assim as coisas ficam mais fáceis. Uma segunda opção é dar um pulo no Bradesco. Eles também fazem esse tipo de financiamento (terreno + construção), chama Shopcredit

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá Geraldo fico feliz em saber que deu tudo certo para vc também, boa sorte. Dani.

      Excluir
    4. Olá Marta, desculpe pela demora da resposta meu blog estava dando uns piti mas eu já resolvi. Vamos lá em primeiro lugar o banco que tem taxas mais baixas é a caixa. Segundo lugar na minha opinião se vc vai fazer um financiamento já é melhor que seja para terminar tudo. Outra coisa é essa dificuldade mesmo, nós aqui na minha cidade temos 3 agências da caixa e somente em 1 conseguimos a resposta sobre o financiamento.Mas naõ desista qualquer dúvida estou a disposição. abraços Dani.

      Excluir
    5. Estou muito interessada nesse financiamento,conheço varias pessoas que fizeram e deu certo, inclusive meus pais, até onde eu lembro a caixa só libera o dinheiro do que já foi feito, vc faz e ela paga, e tudo bem apertado, pq sempre surge gastos extras,mas eu me lembro q tem q terminar a obra, com pisos e pintar,janelas e parte eletrica etc...Mas com o passar do tempo meus pais foram fazendo outras melhorias,por ex. qd mudamos não tinha portas nos quartos.Só posso dizer que dá trabalho, que tem que correr atras, nda é fácil e nem sempre encontra se gente com boa vontade,mas vale lutar pelo sonho, acreditar e correr atras

      Excluir
  16. óLÁ!! ESTOU COM ESSE PROBLEMA. jÁ REVIREI VÁRIAS AGENCIAS ELESNAO QUEREM FALAR SOBRE OASSUNTO.
    UM GERENTE DISSE SIM PARA MIM. EXPLICOU MAIS OU MENOS.
    gOSTARIA DE PERGUNTAR A VC.SOU FUNCIONARIA PUBLICA NÃO TENHO FGTS.
    sERÁ QUE ACEITAM.
    nO MEU CASO ME TERRENO É 50 MIL E VALOR DA OBRA 100MIL. qUAL SERÁ O VALOR QUE A CAIXA VAI ME EMPRESTAR.dE UM EXEMMPLO POR FAVOR.
    eSTOU FELIZ POR TER ENCONTRADO ESSE BLOG. e+e





















































































































































































































































































































































































    STAVA MUITO TRISTE SEM RESPOSTAS.
    SEM MAIS,AGRADEÇO
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc pode financiar mesmo sendo servidora pública inclusive o juro é mais barato. Entra no simulador(site da caixa) coloque os seus dados e vc vai obter o resultado, coloque o valor de 150.000 o valor que o simulador pedir de entrada vc desconta o 50.000 do terreno que já é entrada o restante é o valor que vc vai ter desenbolsa. Não tenho como simular para vc pois o que manda para vc saber é a renda e a idade. Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraços Dani.

      Excluir
  17. Dani, boa noite.
    Quanto tempo demorou o processo? Da entrada até a liberação da verba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá desculpe pela demora das respostas meu blog estava com problemas. Vamos lá o tempo de espera foi do dia da entrada até a assinatura do contrato foi de 40 dias. Daí a liberação do dinheiro é de 30 dias após a assinatura do contrato e o valor que se recebe é de acordo com a planilha de custo da primeira etapa da obra.Qualquer dúvidas ésó perguntar. Abraços Dani.

      Excluir
  18. Olá Dani,
    que bom achar algum lugar na internet que fala a lingua dos leigos! super obrigada!
    Li todos os posts acima e gostaria de fazer um recap pois ainda tenho algumas dúvidas e já vi que você é a pessoa para perguntar.
    - quero comprar um terreno e começar a construir nele logo em seguida - tem como financiar tudo junto? ( terreno 250mil + obra 300 mil)
    - quanto eu teria que dar de entrada de grana mesmo? pode ser o FGTS?
    - enquanto estiver construindo - e pagando aluguel - existe algum desconto ou carência no pagamento das parcelas? ou tenho que me virar para pagar o meu atual aluguel + o financiamento?
    Muitíssimo obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda peço desculpas pela demora da resposta pois meu blog estava com probelmas. Vamos lá você pode financiar tudo junto, você pode comprar o terreno sim, o único problema que vc tem que ver no simulador da caixa(no site da caixa) se você consegue ter renda suficiente para financiar tudo isso (terreno e obra) eu não tenho certeza mas eu acho que o máximo que a caixa financia é 500.000 mil. Quanto ao FGTS pode ser usado, e o seu aluguel você pode fazer assim: Quando você decidir o valor que você vai financiar você já soma o tanto de aluguel que você vai pagar até a obra ficar pronta e coloca no valor do financiamento. Pois você vai pagar do seu bolso certo? para você ter esse dinheiro gasto com o aluguel de volta você pode incluir no valor do financiamento.Quanto as parcelas do financiamento você começa pagando pouco,você só vai pagar o valor da parcela cheia quando a casa estiver pronta, no ínicio você paga pouco o valor vai subindo de mês em mês até chegar o termino da obra e a parcela esta completa. Qualquer dúvida estamos a disposição abraços Dani.

      Excluir
  19. Olá Dani, parabéns pelo blog e pelo post.
    Se puder me ajudar agradeço.
    Minha dúvida é se além de desenbolsar a entrada com recursoa próprios, ainda terei que ter recursos para a primeira etapa? é isto mesmo?
    Assim temos que ter a entrada e ainda a primeira etapa?
    No meu caso (terreno caido) a fundação vai ficar uma nota preta! cerca de 30~35% da obra e inviabilizará o financiamento porque não tenho esta quantia e ainda a entrada. É isto mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tiago, é isso mesmo vc tem que ter recursos próprios para fazer a primeira etapa, pois o dinheiro só é liberado depois que o engenheiro vem ver se primeira etapa esta pronta estando tudo ok o dinheiro é liberado daí vc vai pegar de volta o dinheiro que vc usou para fazer a primeira etapa entendeu. O certo é vc fazer assim: vc vê quanto vai gastar para fazer tudo daí vc inclui no valor que vc vai financiar, daí vc arruma o dinheiro para tocar a obra e quando saí a primeira etapa vc recebe o dinheiro de volta. Quanto a entrada o seu terreno vale como entrada, vc passa o quanto vai precisar e em cima do valor que vai ser financiado eles fazem a soma e vê de quanto vai ser a entrada, feito isso seu terreno já é uma parte da entrada se não for o suficiente vc preenche o que faltar com dinheiro ou FGTS (o fundo de garantia tbm pode ser usado) Deu para entender? Abraços Dani.

      Excluir
  20. Dani, parabéns pelo blog. Onde consigo a informação que você deu de que no âmbito do SBPE está incluído quitação do terreno e construção. É na parte do simulador? Comprei o lote financiado pela CEF e o atendente sabia que eu pegaria depois um financiamento para construção porque eu perguntei se quando eu solicitasse o financiamento da construção se eu ficaria com dois financiamentos ou se faria um englobando os dois. Para minha surpresa, quando fui procurar o financiamento para construção eles falaram que eu não posso e só resta para mim o Construcard (tabela Price qualquer um quer correr). Mesmo existindo a modalidade aquisição e construção eles não me deixar refazer a operação. Quando vi vc dizer que pode ser quitação de lote e construção, entendi que seria justamente o meu caso. Será que te entendi errado. Quero ler mais. Desde já agradeço. Um abraço, e tudo de bom na sua obra, Raquel

    ResponderExcluir
  21. Dani, parabéns pelo blog. Onde consigo a informação que você deu de que no âmbito do SBPE está incluído quitação do terreno e construção. É na parte do simulador? Comprei o lote financiado pela CEF e o atendente sabia que eu pegaria depois um financiamento para construção porque eu perguntei se quando eu solicitasse o financiamento da construção se eu ficaria com dois financiamentos ou se faria um englobando os dois. Para minha surpresa, quando fui procurar o financiamento para construção eles falaram que eu não posso e só resta para mim o Construcard (tabela Price qualquer um quer correr). Mesmo existindo a modalidade aquisição e construção eles não me deixar refazer a operação. Quando vi vc dizer que pode ser quitação de lote e construção, entendi que seria justamente o meu caso. Será que te entendi errado. Quero ler mais. Desde já agradeço. Um abraço, e tudo de bom na sua obra, Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel. Eu acho que nesse caso a caixa esta certa pois vc já fez um financiamento com a caixa. Nesse caso da aquisição e construção vc não pode ter nada já financiamento com a caixa. vou te dar uma dica se na sua cidade tiver um correspondente da caixa tente se informar se é realmente isso ou se estão te enrrolando. Outro recurso é vc ligar na ouvidoria da caixa vc consegue o telefone do site da caixa, lá vc pode alegar que te derão uma informação errada e ver o que acontece.
      Até onde eu entendo se o seu terreno fosse financiado pele própria encorporadora que vende, talvez não desse esse problema.Nesse caso eu fiquei em dúvida. abraços Dani.

      Excluir
  22. Ola Dani tudo bem ??

    Estou passando só pra avisar que disponibilizei em meu blog ( www.nossacasa2013.blogspot.com.br ) um tutorial de tudo que fiz para dar entrada neste financiamento. Inclusive algumas repostas suas estavam mais CERTAS do que as que meu gerente havia me passado...rs Fique a vontade para levantar qualquer detalhe lá ok.

    Muito obrigado e boa sorte a vocÊ!
    Geraldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geraldo, obrigada pela visita. Parabéns pelo seu blog com certeza vai ajudar muita gente também. Afinal nós sabemos o quanto é difícil conseguir informações sobre esse financiamento nas agências. Abraços Dani.

      Excluir
  23. Dani, muito legal o seu post!
    Estou com um problema com a Caixa, além dos funcionários não saberem explicar, somem os documentos, não retornam as ligações, é um verdadeiro teste de paciência.

    Hoje a gerente da Caixa ligou e disse que só vão liberar o dinheiro a partir do momento que esgotarmos todo o nosso capital.
    Explico hipoteticamente, a obra vai custar 300 mil, pegarei 80 mil de financiamento, fui informada que preciso gastar primeiro meu capital próprio, os 220 mil para depois a caixa liberar os 80.
    Achei meio absurdo essa posição deles. Já ouviu falar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,desculpe pela demora da resposta é que estava tentando me informar sobre sua pergunta. É que eu nunca ouvi falar sobre isso, até onde eu sei vc vai usar de recursos próprios seu antes da caixa liberar o dinheiro é somete para a primeira etapa depois que a primeira etapa já foi concluída e o engenheiro passou e liberou esta tudo ok vc já vai começar receber e daí não para mais todo mês é liberado o valor correto para cada etapa. Tente se informar mais para saber se vc entendeu errado ou se estão te enrrolando. Agora se for realmente assim então eu não estou sabendo, pois o meu funciona do jeito que eu estou te falando, usei recursos próprios somente para a primeira etapa e depois vai sendo liberado todo mês certinho as outras etapas. Mais dúvidas é só perguntar. Abraços Dani.

      Excluir
  24. Olá Dani. Tudo bem? Achei muito legal o Blog. Parabéns por ajudar as pessoas com esta iniciativa e com os relatos.

    Tenho um terreno e planta da minha casa, aprovado no nome meu e da minha namorada na prefeitura. O terreno vale R$ 200.000,00 e tenho já construídos 43m3 de um total de 267 m3. Creio que eu gastarei mais R$ 200.000,00 para construir o segundo e terceiro andar (pequeno) da casa.

    Não consegui entender direito o valor da entrada no simulador da caixa. O salário meu e da minha namorada (futura esposa) é de R$ 5000,00.

    Tens como tu dar um apontamento sobre este caso, em especial, o valor da entrada?

    Abraço
    Magnos e Julie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal, para vc entender o valor da entrada não tem erro, vc precisa preencher todos os campos que são pedidos as informações, com sua idade, salário, cidade, etc..., daí ele já vai te dar o valor da entrada que vc precisa dar e o valor das prestações que vcs vão pagar. Entra no site da caixa, e outra coisa só para vcs saberem vcs podem usar o fundo de garantia tá!
      Não tem como eu fazer a simulação para vcs pois preciso saber a data de nascimento, tempo de registro, cidade(apesar de eu desconfiar que tu é do Sul né kkkkk) Então vamo fala sério, vc entendeu o porque tem que ser vc mesmo? Você faz no nome de um de vcs dois a simulação colocando junto a renda dos dois só para vc ter a informação que precisa , na hora em que vc for da entrada no processo na caixa vc inclui a renda dos dois juntos e os dois vão financiar juntos é automático. Boa sorte qualquer dúvida é só perguntar, abraços Dani.

      Excluir
  25. Oi Dani! Parabéns pelo post! esclarece muitas dúvidas para quem está começando como é o meu caso. Demos entrada nos papéis e temos o crédito pré aprovado, agora falta a parte de engenharia. Uma coisa que temos dúvida é quanto a mão de obra. Vc saberia informar como funciona o pagamento da mão de obra? O dinheiro disponibilizado pela caixa pode ser utilizado para pagar mão de obra? Se puder, o pedreiro tem que tirar nota certo? dai temos que pagar o inss em cima do valor da nota q ele tirar ou tem q registrar o pedreiro? se souber responder vai me ajudar muito!
    Obrigada e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vc pode usar o dinheiro sim para pagar o pedreiro, mas vc tem que por junto no valor do financiamento a mão de obra do pedreiro, daí todos os mesês conforme o dinheiro for sendo liberado vc tira a parte do pedreiro.
      Quanto ao registro do pedreiro a caixa não exige nada, o bom é se vc puder arrumar um de empreiteira porque dái vc não tem dor de cabeça, porque daí eles fazem contrato tudo certinho. Veja eu por ex tive uma dor de cabeça danada. O cara só fez porcaria daí mandamos ele embora e ele tem que me devolver 3.500 sera que devolve? Mais dúvidas é só perguntar abraços Dani.

      Excluir
  26. Olá Dani!! Parabéns pelo blog. Só aqui que consegui encontrar a informação de que o terreno pode ser usado como entrada para o financiamento.
    Por favor, tenho algumas dúvidas com relação a simulação que fiz no site da caixa. Pelo que entendi, o valor do imóvel seria a avaliação do valor do imóvel depois de pronto. Está certo isto?
    Outra questão é sobre as prestações enquanto o imóvel está sendo construído. Pelo que li aqui no seu blog, você comentou que enquanto a casa está em construção, o valor da prestação é mais baixo, mas no simulador não mostra isto. Você tem ideia em termos de porcentagem, o quanto mais barato são estas prestações. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o valor do imóvel é o valor do terreno que serve como entradada, e tem mais o valor de cronograma que é o engenheiro pessoal seu que vai dizer, é somado os dois juntos o valor do terreno e do cronograma para se obter o valor do imóvel. As prestações é conforme o valor que vc vai pegar de dinheiro, mas é bem baixinha e aos poucos vai subindo até chegar no valor total que vc fez por mês na caixa. Dúvidas estanos aí abraços Dani.

      Excluir
  27. Oi Dani, como vai?
    Tenho mais uma dúvida! hehe esse negócio da caixa é complicadinho né? Por isso mesmo temos que sanar todas as duvidas possiveis para evitar surpresas depois.
    Bom, então, falamos com um pedreiro e ele disse que pra fazer minha casa precisaria de uns 10 meses, mas minha casinha tem só 90 m². Assustamos um pouco com esse prazo, sabe me dizer se a caixa tem um prazo máximo?
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, eu vou bem e você?
      Sobre a sua pergunta a caixa não tem esse negócio de prazo máximo, é de acordo com o tamanho da sua obra que as etapas vão ser divididas. Agora minha amiga que pedreiro é esse que quer fazer sua casa em 10 meses, saí fora dele, sua casa um pedreiro bom faz em 5 meses brincando, veja só mimha casa tem 170mts de aréa construída e esta sendo feita em 8 meses, isso porque o pedreiro que estava lá não sabia de nada e tivemos problemas tendo que troca-ló, se fosse o pedreiro que eu contratei agora minha casa tinha ficado pronta em uns 6 meses no máximo. Não arrume pedreiro lento pois as etapas tem que ser concluídas no prazo certo, quando o engenheiro da caixa vem se não estiver prontas as etapas o dinheiro não é liberado, Saí fora desse amiga. Abraços Dani.

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Olá, boa tarde!
    Meu nome é Michael, eu já estou construindo com recursos desse financiamento, só que agora resolvi mudar um pouco o projeto aprovado e descobri que para isso tenho que fazer uma justificativa sobre essas alterações, como faço isso?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michael, essa pergunta eu não sei te responder, você vai ter que ver isso com o engenheiro da sua obra, ele é quem tem que mudar e acertar isso, pelo menos eu penso que é assim.
      Mais dúvidas é só perguntar se eu puder ajudar estamos aí. Abraços Dani.

      Excluir
  30. Olá, boa tarde!
    Meu nome é Michael, eu já estou construindo com recursos desse financiamento, só que agora resolvi mudar um pouco o projeto aprovado e descobri que para isso tenho que fazer uma justificativa sobre essas alterações, como faço isso?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michael,essa pergunta eu não sei te responder, você vai ter que ver isso com o engenheiro da sua obra, ele é quem tem que mudar e acertar isso, pelo menos eu penso assim.
      Mais dúvidas é só perguntar se eu puder ajudar estamos aí. Abraços Dani.

      Excluir
  31. Parabéns Dani pelo post! É muito nobre o gesto de ajudar as pessoas com informações tão importantes. Muitas dúvidas aqui levantadas estão me ajudando bastante. Eu e minha esposa compramos um terreno há 8 meses e até o momento estamos em dúvida sobre qual a melhor alternativa para construirmos nossa casa. Já conhecia essa linha de financiamento, porém ainda não decidi por ela com receio da burocracia. Pelo que percebi vocês estão bastante satisfeitos. A primeira dúvida é se existe alguma flexibilidade com relação aos materiais empregados na obra, especialmente de acabamento? Você precisa informar no cronograma o tipo de material ou recebe o dinheiro da etapa e aplica com liberdade? Por exemplo: no cronograma foi informado porcelanato e depois você resolve usar cerâmica ou madeira. Existe essa liberdade ou o cronograma sequer entra nesses detalhes? A outra dúvida é a se caixa realmente não exige recolhimento de INSS dos operários que trabalharem na obra? No cronograma, cada etapa consta um valor global ou é separado por mão de obra e material devendo ser cumprido com rigor? Obrigado e sucesso!
    Miguel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miguel, obrigada pelo elogio. Sobre a primeira pergunta a caixa vc pode escolher com liberdade os materiais usados porém vc tem que mencionar o que vc usar é mais na parte de acabamentos, se vc colocar especificando que vai usar porcelanato e depois quiser colocar um piso comum vc não vai poder trocar pois sua casa foi avaliada para a caixa com porcelanato. Vou te dar uma dica eu fiz assim, vc sempre coloca tudo para menos e não para mais ex: vc diz que vai colocar no quintal piso comum e depois vc pode colocar um porcelanato mas se vc colocar no papel ao contrário vc não vai poder trocar depois entendeu? É óbvio que vc tem que ter uma noção do quanto vc vai poder gastar, para se programar direitinho e não sair muito fora do cronograma. Quanto ao dinheiro que vc vai recebendo vc comprar aquilo que vc precisar o importante é que sempre que o engenheiro vem nas vistórias isso acontece uma vez ao mês, as etapas tem que estar concluídas se não o dinheiro daquela etapa não é liberado.Se for o mês do reboco estar pronto e ele vem e não esta pronto ele não vai liberar o dinheiro entendeu?
      A caixa não exige Inss dos pedreiros, isso é por conta sua vc contrata qual vc quiser pode ser um pedreiro particular seu ou por empreiteira. No cronograma conta as etapas que devem ser realizadas junto assim consta o valor que vai ser liberado ou seja o valor que vai precisar para construir aquela determinada etapa entendeu? Caso vc não tenha entendido algo é só perguntar. Abraços Dani.

      Excluir
    2. Obrigado pelas informações Dani. Muito sucesso em sua obra!

      Excluir
  32. Muito boa as dicas e comentários. Tenho mais duas dúvidas:
    - o que é esse corresponde da caixa? Posso falar com ele diretamente sem passar nos atendentes que não sabem nada?
    - essas vistorias mensais da caixa já estão inclusas no serviço (financiamento) ou tenho que pagar por cada vistoria? Se eu tiver caixa para tocar a obra por 2 meses, pode ser de 2 em 2 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, correspondente da caixa é uma pessoa que trabalha com a caixa sem necessariamente trabalhar dentro do banco, mas o melhor é vc obter informações direto na agência com a própria pessoa que faz esse financiamento. Quanto aos atendentes vc tem que bater o pé e insistir pois esse pessoal é bem folgado, eu passei pelas 3 agências da minha cidade e olha que dificuldade que foi. Quanto as vistorias estão inclusas sim, mas se o engenheiro passar e não etiver pronta a etapa que ele veio vistoriar e tiver que voltar de novo daí vc tem que pagar por fora a vinda dele de novo e outra coisa vc não vai saber quando ele vem, então para evitar dor de cabeça e garantir que o dinheiro vai ser liberado é melhor cumprir todas as etapas no prazo certo. As vistorias tem que ser mensalmente é feita 1 vez no mês.
      Abraços Dani.

      Excluir
  33. Olá fico muito feliz que ainda tem gente nesse país que realmente pensa em ajudar o próximo sem querer ganhar nada em cima, parabéns para vocês que conseguiram realizar este sonho, basicamente eu quero fazer pelo minha casa minha vida terreno + construção a minha dúvida é, tem algum modelo de planta que a caixa exige ou não qualquer planta serve desde que assinada, e se vocês tem algum arquiteto ou engenheiro para indicar se caso for aqui de SP.

    Obrigado!!!!!!!

    edgar11j@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edgar, dentro do que eu saiba pode ser qualquer planta, agora quanto ao engenheiro a minha não tem como eu te indicar pois eu sou do interior de SP, mas o meu conselho é que vc faça com um engenheiro que já conheça todos os procedimentos de financiamento que vc vai fazer pois asim é mais para vc mesmo.
      Abraços Dani.

      Excluir
  34. Obter um empréstimo hoje em baixa taxa aplicar agora empréstimos são concedidos a uma taxa de 3% aplicam-se agora o que pode aumentar o seu negócio a uma maior altura. Estamos oferecendo empréstimo para empresas e pessoas pessoais, se você precisa de um empréstimo para iniciar um negócio ou empréstimo para pagar contas contacte-nos através de (georgeanderson.loanfirm255@gmail.com) agora e obter um empréstimo de nossa empresa ... Eu prestar os melhores serviços de empréstimo.

    ResponderExcluir
  35. Ola gostei muito do post de que cidade você é

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, eu sou do interior de São Paulo.
      Abraços Dani.

      Excluir
  36. Boa noite, me tira uma duvida fui na agencia da caixa colocaram 1000 dificuldades, a gerente me passou que toda etapa tem que ter uma visita técnica do engenheiro da caixa, e que isso e cobrado 550,00, essa informação e real?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dani, peço licença pra responder este questionamento aqui da colega.

      Os gerentes das agencias não ganham nem 1 centavo a mais por financiamentos de construção. Alem de ser difícil e burocrático requer um certa "boa vontade" alem do normal por parte deles, e isso não é bem aceito por eles, isso explica essa má vontade. Eu só consegui vencer essa luta depois que abri algumas reclamações através da ouvidoria devido a informações desencontradas(como essa que passaram para você) infelizmente isso se faz necessário.

      Essa taxa de R$ 550,00 é a taxa de abertura de contrato. Mas trata-se de uma taxa a ser acertada só lá na frente.

      A primeira taxa que você vai pagar é referente a visita do Engenheiro da CEF que irá fazer uma avaliação prévia do terreno a modo de saber qual o valor de mercado e quanto ficará mais ou menos depois de a obra estiver pronta. O valor desta taxa é de R$ 310,00(250,00 engenheiro + 60,00 abertura de conta).

      Abraço a todos(as)
      Geraldo.

      Excluir
  37. Ola Dani tudo bem ??

    Estou quase concluindo a primeira etapa de minha Obra, graças a Deus.

    Deixa eu ti perguntar uma coisa, como você está fazendo em relação aos recolhimentos de INSS dos funcionários da Obra ? Você vai optar por registrar-los por todo o período ou vai acertar quando for emitir a CND ?

    Abraço,
    Geraldo
    http://nossacasa2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geraldo, fico feliz em saber que vc conseguiu também fazer o financiamento, eu não registrei meus pedreiros eu contratei particular e não por empreiteira. Eu fiz um acordo pessoal que seria pago a cada 15 dias, e aí eles não quiseram registro também, foi isso.
      Boa sorte na sua obra, eu vou postar fotos recentes é que a correria esta demais. Abraços Dani.

      Excluir
  38. Dani, bom dia!
    Em breve irei atrás de um financiamento na caixa para dar início a minha construção. Contratei um arquiteto para fazer o projeto e dar entrada na documentação na prefeitura. Pelo que li aqui, faz-se necessário a contratação de um engenheiro para fazer o cronograma de obra e uma planilha financeira, ou seja, somente assim poderei fazer o financiamento, correto? Outra dúvida que tenho é se posso pagar o engenheiro e os pedreiros com recursos desse financiamento. Um abraço Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis, boa sorte para vc nessa empreitada. Você pode sim pagar o engenheiro e os pedreiros desse dinheiro é só vc calcular o quanto vc vai precisar para pagar o pedreiro e o quanto vai precisar para pagar o engenheiro e colocar esse valor no financiamento. Quanto ao cronograma precisa de um engenheiro. Abraços Dani.

      Excluir
  39. Bom Dia Dani, adorei seu post, mas tenho uma duvida, eu estou financiando 100mil reais pra quitação do terreno e construção, o terreno vale 38mil e minha casa vai sair 62 m2 eu gostaria de aumentar ela com recursos próprios, pelo SBPE eu posso fazer a casa com esses aumentos ? ou só posso aumentar depois da ultima vistoria do engenheiro? Pq depois da casa pronta sou ter que quebrar tudo de novo pra pode aumentar?
    desde já agradeço.
    Fabiana thomaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana, o ideal é vc fazer tudo agora pois assim evita dor de cabeça depois né! Na minha opinião já que vc vai fazer um financiamento ou seja uma dívida o ideal é que vc consiga fazer uma coisa boa para que não precise mexer tão cedo, pelo menos eu penso assim.
      Sê vc for fazer com o financiamento vc já tem que colocar tudo no valor que vc precisar, agora entrar com recursos próprios na hora da construção junto com o dinheiro do financiamento daí eu já não sei.
      Abraços Dani.

      Excluir
  40. Olá Dani, PARABÉNS pelo seu blog!!
    Eu vou iniciar um financiamento SBPE de terreno + construção. Minha dúvida é: como é liberado o dinheiro das etapas? É depositado em minha conta o valor e posso comprar material aonde quiser, pagar pedreiros? Ou eles liberam o valor num cartão, que eu só posso usar em loja credenciada da CEF, para o material de construção?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia, o dinheiro é liberado todo mês a cada etapa concluída e vai sendo depositado na sua conta. Daí vc vai comprar com esse dinheiro em qualquer loja e pagar os pedreiros também. A administração do dinheiro fica por sua conta, vc vai recebendo e vai comprando os materiais necessários de cada etapa.
      Abraços Dani.

      Excluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Oi dani... finalmeeeeeeente encontrei algueeem para me ajudaaar!!!

    A minha duvida é a seguinte...
    eu comprei um terreno por uma construtora, estou pagando na verdade parcelado...ou seja eu tenho um contrato de compra mas o terreno continua no nome da construtora só passa a ser meu de fato depois de pago... então pra eu pegar um financiamento eu teria que pegar para compra+construção???
    nesse caso o terreno ainda continua valendo como entrada? o valor final dele é de 40.000 mil... ja paguei em torno de 10 mil...
    precisaria para construção 60 mil reais, pode me ajudaaar?? no caso o valor é de 90 mil... 30 para terminar de quitar o terreno e 60 mil para construção.... como fica a entrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele, vc pode pegar sim o valor para a quitação do terreno e pra a construção, eu fiz assim meu terreno tbm era financiado.
      Abraços Dani.

      Excluir
    2. Danii que bacana seu blog parabénsss !! minha dúvida é parecida com a da colega acima ... estou financiando pela construtora um terreno de 58000 , já paguei 31000 , na SImulação consta que preciso dar 31000 de entrada pode ser essa valor que ja dei de entrada no terreno ? abraços

      Excluir
    3. Danii que bacana seu blog parabénsss !! minha dúvida é parecida com a da colega acima ... estou financiando pela construtora um terreno de 58000 , já paguei 31000 , na SImulação consta que preciso dar 31000 de entrada pode ser essa valor que ja dei de entrada no terreno ? abraços

      Excluir
  43. Olá Dani!
    Estou super interessado em fazer esse procedimento, porém como você bem sabe os funcionários da caixa não dão a mínima.
    Gostaria que você me guiasse passo a passo.

    1° Vou a uma agência e digo o que?

    *(Quero construir uma casa?)

    *(eles tem que marcar uma entrevista?)

    *(eles passam a relação de documentos ou eu faço o download em algum lugar?

    *(Vi no site que a caixa financia 90% do residencial, mas na agência o rapaz me disse que eu tinha que ter nó mínimo 30% pra começar a construção.

    *Falei com uma conhecida minha... e ela conseguiu, porém só conseguiu pq o pai dela é amigo de um funcionário de cargo alto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é isso mesmo vc tem que ir até uma agência realmente não é fácil obter informações sobre esse financiamento, mas insista. Lá eles vão te explicar tudo o que vc precisa para poder fazer. E quanto ao início da obra é isso mesmo vc tem que ter um pouco de dinheiro de recursos próprios para dar início na obra pois a primeira parcela só é liberada quando a primeira etapa já foi concluída ou seja será o alicerce.
      Abraços Dani.

      Excluir
  44. Oi Dani !
    Minha dúvida é com relação à comprovação do cronograma. Como ela é feita ? Tem que guardar todos os comprovantes de gastos ou a verificação é feita "no olho" ?
    Caso seja feita a verificação dos documentos, tem algum tipo de regramento, tipo vc tem que comprar de lojas cadastradas como no caso do Construcard ?
    Abs

    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano é feita a vistoria no olho ele traz junto no dia da vistoria o cronograma e vai vendo o que foi feito ou não, agora onde vc compra ou deixa de comprar a eles não importa.
      abraços Dani.

      Excluir
  45. Olá Dani! Primeiramente parabéns pelo seu blog.

    Dani minha dúvida é a seguinte. se eu tirar um financiamento com a caixa e gastar mais do que este valor para fazer a casa,eu posso complementar a contrução com recursos próprios? se eu colocar na planilha da CEF que vou usar piso cerâmico e usar porcelanato eu posso? e como é eu que vou comprar os materiais de construção, se eu economizar e acabar sobrando dinheiro eu posso usar para outra coisa? ex. comprar móveis? ou todo recurso deve ser usado no projeto da casa? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, vc pode sim colocar na planilha que vsi usar um piso rustico e depois colocar um porcelanato vc pode colocar na planilha que vai fazer pintura simples e depois fazer um grafiato ou uma textura por ex, vc só não pode colocar na planilha uma coisa de qualidade boa e depois rebaixar na hora que vc for colocar na casa ex fazer o contrário do que eu te falei agora.
      O dinheiro que sobrar vc pode usar sim, pode até usar para abater as prestações e então abaoxa-las por mês no valor que vc ia pagar, o que importa é a casa ter tudo aquilo que foi posto na planilha.
      Abraços dani.

      Excluir
  46. Ola gostaria de saber se posso construir no terreno da minha mãe onde já tem uma casa construida e se puder terei que desmembrar o terreno e fazer o habits?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise com certeza vc precisa ter algo legalizado pois a última parcela do financiamento só sai quando toda documentação da casa esta pronta habits, inss.
      Abraços Dani.

      Excluir
  47. Oi Dani, me ajude a calcular e entender o simulador da Caixa. Para fazer toda minha obra precisaria de um financiamento SBPE correspondente a R$180.000,00. Meu terreno que somente está murado ao redor, plano, sem construção está avaliado em R$90.000,00. Minha renda bruta é de R$3500,00 e tenho FGTS acumulado a mais de 3 anos totalizando R$13.000,00 (pretendo financiar em uns 240 meses. Que valor coloco no simulador e como interpretar qual dinheiro terei disponível e quanto terei que desembolsar para tirar o financiamento. Estou confuso, meu projeto estará aprovado na prefeitura em setembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu aconselho vc ir direto a uma agência e pedir todas as informações pois nesse financiamento seu terreno pode entrar como entrada já. Eu não consigo fazer para vc pois eles pedem data de nacimento tempo de serviço etc....
      Abraços Dani.

      Excluir
  48. Olha estou com um duvida que ninguem consegue me responder nas agencias, eu estou fazendo uma simulacao de 210 mil reais para construcao, 60 mil e o valor do meu terreno ja adquirido e 150 mil para construcao da casa. Estou usando o terreno de entrada e o simulador faz a simulacao das 420 parcelar em cima dos 150 mil reais, ate ai tudo bem, a minha duvida é a caixa no cronograma que eu passo a ela vai me devolver 210 mil reais ou 150 mil reais? Porque se ela me devolve 150 mil reais, cade o dinheiro da entrada que eu dei, ou seja os 60 mil do terreno, para que ele serviu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, vc vai financiar 210mil, vc teria que dar uma entrada certo, a sua entrada vai ser o terreno, o restante que sobra é o que vc vai pegar para a construção.O seu terreno serviu como entrada do financiamento.
      Lá na agência pede pra te explicarem certinho que vc vai entender.
      abraços Dani.

      Excluir
  49. Olá, Dani. PARABÉNS PELO BLOG !!! Muuuito útil, e esclarece muitas dúvidas, de muuuita gente.
    Me responda uma coisa, se puder. Como funciona esse quitação do terreno, pela caixa? Qual o procedimento? Como chama essa operação, pra eu poder falar pra minha gerente? O seu terreno tava financiado pela encorporadora? Tava alienado?
    Deixa eu te explicar meu caso, vamos ver se vc pode me ajudar.
    Comprei 3 terrenos financiados pela incorporadora, pra posteriormente colocar 3 casas à venda, onde, os compradores poderiam financiar essas casas,pela modalidade "aquisição de terreno mais construção", pela CEF. Onde a CEF faria a quitação dos terrenos e financiaria a construção, ok?! Mas a CEF está alegando, agora q não poderá fazer isso, pois a incorporadora registrou no cartório de registro de imóveis, o contrato de compra e venda. Com isso, esse registro aparecerá na matrícula, e portanto, a CEF não pode fazer a quitação, e transferir esse terreno direto para o meu cliente (comprador da casa). O q vc poderia me dizer sobre isso? OBRIGADO !!! Neto Blanco - São Carlos - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Neto, vou pedir pra meu marido te responder , pois acho que ele vai saber te explicar melhor sobre esse caso.Passe por aqui amanhã e ele vai te explicar.
      Abraços Dani.

      Excluir
    2. Olá Neto, pelo que eu entendi o terreno já esta no seu nome e então a caixa não faz o financiamento pra outra pessoa porque o seu terreno esta no seu nome. Sendo assim então outra pessoa não poderá financiar. O erro foi da incorporadora em registar o contrato antes da quitação, com isso ficou de mãos atadas, a incorporadora que eu comprei meu terreno só faz isso quando há a quitação justamente pra evitar esses problemas.
      Se foi isso que eu entendi da sua pergunta espero poder ajuda-lo.
      Abraços Dani.

      Excluir
  50. Olá,
    O engenheiro da CEF vai avaliar o terreno, certo?
    A proprietaria quer 20mil, se ele disse que vale 25mil como fica?

    VAGNER
    FORTALEZA-CE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, olha realmente eles vão avaliar se o preço que vc disse pode ser realmente esse ou se esta muito fora eles vão passar um valor mais certo, e será isso mesmo.
      abraços Dani.

      Excluir
    2. Olá, o setor de engenharia, eles olham muito os valores das composições do orçamento? por exemplo: alvenaria R$ 25,00
      No seu caso, teve muita burocracia quanto a isso?

      Excluir
    3. Olá, se eu entendi sua pergunta não, seus orçamentos fica para vc mesmo. Quanto a isso não tive problemas.
      Abraços Dani.

      Excluir
  51. Uma ótima referencia o seu blog. irei recomendar..!

    Vektor Arquitetura e Construção
    Competência, Honestida e Satisfação
    http://vektorarquitetura.wix.com/home
    Recife
    (81)9613.4943

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis, obrigada pelo comentário no que puder ajudar estou a disposição.
      Abraços Dani.

      Excluir
  52. Olá Dani, Muito legal e útil o seu blog, estava pesquisando sobre o assunto e foi o local aonde encontrei mais detalhes.

    Andei perguntando na CEF e realmente as informações são dispersas, queria te perguntar 2 coisas?

    Por ex, se o valor do imóvel é 100mil e eu darei 20mil de entrada, esses 20 é o $$ que utilizo para fazer a primeira etapa? ou é necessária reservar + $$ para essa etapa?

    Outra questão é se precisamos recolher impostos trabalhistas para a equipe que trabalhará na obra.

    Abs
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, vc não precisa recolher impostos sobre qual pedreiro vc vai contratar e como vai contratar eles não se importam, o que eles querem é sempre as etapas compridas e pronto, como isso vai ser feito e por quem vai ser feito não se importam.Outra pergunta é que vc tem que ter uma reserva por fora dessa entrada sim, pois a primeira parcela só é liberada se a primeira etapa for cumprida, daí se vc não tem uma reserva como vc vai dar ínicio na obra ou seja no alicerce.
      Abraços Dani.

      Excluir
    2. Obrigado Dani,

      Ajudou muito no entendimento, depois trago noticias.

      Abs

      Excluir
    3. Olá Rafael, qualquer dúvida é só perguntar.Vou te dar um conselho se vc ainda não contratou um engenheiro para sua obra contrate um que já trabalhou com esse financiamento pois sera bem mais fácil para vc acompanhar todo processo do financiamento.
      Abraços Dani.

      Excluir
    4. Mas, a CEF não exige todo mês antes de liberar a parcela um comprovante de pagamento do INSS?
      VAGNER - FORTALEZA

      Excluir
    5. Olá Wagner, não até onde eu sei, não precisei apresentar nada, nota nenhuma das coisas que eu comprei e também nunca me perguntaram sobre os pedreiros se eram por empreiteira ou particular meu mesmo.
      O que eles exigem é que a etapa seja cumprida para poder liberar o dinheiro.
      Abraços Dani.

      Excluir
    6. Estranho, perguntei para um funcionario onde tiro todas as minhas duvidas e ele disse que precisa do comprovante de recolhimento todo mês.
      Nesse blog:http://nossacasa2013.blogspot.com.br/2013_04_01_archive.html
      Ele explica como recolher o INSS.

      VAGNER-FORTALEZA-CE

      Excluir
  53. Boa noite dani obrigado coração por sua ajuda mais minha história nao e tao fácil por culpa da gerente cef vou ter passa terreno para nome meu irmao fazer financiamento tudo de novo por que financiei so terreno tem financia tudo junto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio, é tem uns gerentes por aí que não é fácil não, mas não desanima vai dar certo, minha gerente por ex no começo só esqueceu de falar que depois que nós assinamos o contrato tinha que levar para registar e nós lá feito tontos esperando o dinheiro ser liberado da 1 parcela e nada de vir fomos atrás e então a bonitinha esqueceu de falar, conclusão demorou mais uns 20 dias para eu poder receber meu dinheiro sendo que se ela tivesse falado no dia em que assinamos tínhamos 1 mês para fazer esse registro sossegados, olha foi um estressss só.
      Mas no final dá tudo certo.
      Abraços Dani.

      Excluir
  54. Daniii parabéns pelo blog ameiii .. minha dúvida é a seguinte meu terreno é de 58000 mas ainda está financiado pela construtora , mas já dei 31000 de entrada no simulador eles pedem uma entrada de 31000 para o financiamento posso dar essa entrada ??? que eu ja dei no terreno e a caixa quita o terreno e eme empresta oq eu faltaa para construção ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franciele vc pode sim quitar seu terreno e fazer a construção, esse financiamento é para aquisição e construção.
      Abraços Dani.

      Excluir
  55. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  56. Dani, primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog.

    Tenho uma dúvida na modalidade SBPE para construção em terreno próprio, tenho um terreno de valor de cerca de R$ 170.0000 e pretendo construir uma casa de cerca de R$ 200.000, para fazer a simulação é tudo tranquilo vou utilizar meu FGTS mas nisto tambem não tenho dúvida, minha dúvida é a seguintte: não tenho dinheiro para começar a obra ou seja para custear a primeira etapa que após será ressarcida pela caixa, não existe uma modalidade onde posso utilizar meu terreno como garantia de antecipar um valor da caixa, ou seja ao inves de comprar um terreno onde a caixa depositaria o valor na conta do vendedor e depois ela financiaria minha obra como já tenho o terreno a caixa me adiantaria este valor que seria usado para custear parte da construção e principalmente a primeira etapa (a qual não tenho dinheiro para custear) e finalmente o valor do terreno seria financiado junto com a obra, claro até o limite de 90%?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, é infelizmente vc tem que ter o dinheiro para custear a primeira etapa, não tem como eles liberarem antes é assim mesmo que funciona.
      Abraços Dani.

      Excluir
  57. Daniii parabéns pelo blog ameiii .. minha dúvida é a seguinte meu terreno é de 58000 mas ainda está financiado pela construtora , mas já dei 31000 de entrada no simulador eles pedem uma entrada de 31000 para o financiamento posso dar essa entrada ??? que eu ja dei no terreno e a caixa quita o terreno e eme empresta oq eu faltaa para construção ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franciele, vc pode sim quitar o dinheiro e fazer a construção, afinal esse financiamento é para aquisição e construção.
      Abraços Dani.

      Excluir
  58. Danii outra dúvida pelo SPBE fiz o cálculo e quanto maior o salário menor a entrada é isso ? e quanto a juntar rendas ainda namoro posso juntar a renda com meu namorado e ainda assim usar o FGTS ( o meu FGTS ) apenas na entrada ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franciele, é quanto maior o salário mais alto pode ser o valor que vc vai emprestar, agora juntar o FGTS do seu namorado sendo que vcs não são casados eu não tenho certeza mas eu acho que pode.
      Abraços Dani.

      Excluir
  59. Danii a primeira etapa vc ja disse acima que tenho que começar com recursos próprios , ok e esse dinheiro depois volta pra mim no fim da obra ? haja visto ele vai ser a base para as outras etapas e no final eu consigo resgata-lo. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franciele, o dinheiro da primeira etapa tem que ser mesmo de recursos próprios o dinheiro volta pra vc já na primeira parcela que vc vai receber.
      Abraços Dani.

      Excluir
  60. Olá Dani!! Seu post realmente ajuda muito! Obrigada!
    Também tenho uma dúvida. O valor que tenho de FGTS consigo sacar no ato da assinatura do contrato para pagar a entrada da obra?, ou só vou conseguir abater ele na dívida do financiamento direto, sem passar pela minha mão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maíra, o dinheiro do FGTS só pode ser usado para entrada vai automaticamente vc não pega não.
      Abraços Dani.

      Excluir
  61. Bom dia estou ficando maluca com esse financiamento é muita coisa, mais vou enfrentar, tenho uma duvida se vc puder me ajudar vou entrar no financiamento com uma renda baixa, mais em outro banco aonde tenho movimentação bancaria não corresponde com a minha renda cartão de credito com limite alto, e movimentação mensal além do que eu ganho pois acabo usando pra sogra e minha mãe, isso pode me prejudicar? eles podem achar que ganho mais pensei em quitar antecipadamente as contas parceladas no cartão pois estou com medo deles não liberarem, o que vc acha? agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, eu acho que não interfere.
      Agora vc vai ficar maluca mesmo esse financiamento é bom mas é complicado.
      Abraços Dani.

      Excluir
  62. Dani, mas em relação a entrada?? meu terreno custa 43000, eu já paguei 10.000,00 na simulação que eu fiz para pegar 90.000 a entrada que me pedem é 16.000 nesse caso eu só vou dar 6.000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele, a entrada que vc tem que dar é para a caixa, vc tem que ir até lá e levar contrato que vc tenha do seu terreno daí vc pode pegar o restante que falta para quitar o terreno e já um valor para fazer a construção.
      Abraços Dani.

      Excluir
  63. olá Dani!
    as informaçoes que tenho da minha cidade em relação ao SBPE são confusas a respeito do reembolso da caixa uns falam que o dinheiro que coloco na 1 etapa volta outros dizem que não voltam me explica isso , vou recupera-lo no fim da obra ( podendo usar para outras coisas ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franciele, isso é meio confuso mesmo. O dinheiro da primeira etapa você já vai receber na primeira parcela quando ela vier, é que vc tem que ter um dinheiro por fora pra poder dar ínicio na obra entendeu?
      abraços Dani.

      Excluir
  64. Oi Dani
    A minha dúvida é a seguinte: a Caixa aprovou o financiamento terreno e construção) de 92 mil e pede entrada de 23 mil. Esse valor de entrada deve ser depositado em uma conta junto com o valor financiado ou posso usa-lo para dar início a primeira etapa da construção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jussimara, vou lhe responder se não for incomodo
      Não entendi, vc disse que quer usar o valor de entrada para primeira etapa? Esse valor vc tem que dar diretamente a CEF.
      Na sua simulação vc tem subsidio?

      Excluir
    2. Olá Jussimara, vc tem que depositar essa entrada, vc pode usar também do seu FGTS, se vc tiver.
      Abraços Dani.

      Excluir
  65. Obrigada Jesus por responder.
    Eu pesquisei e é isso mesmo, o valor de entrada tem que ser depositado na CEF. No meu caso a entrada será 21.098,00 e terei subsídio de 1.902,00.

    ResponderExcluir
  66. oii Danii vou dar entrada nesse m~e sna papelada qaunto tempo demora será que até dezembro começo a obra ? grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franciele, se tudo der certo vai sim, os meus papéis demorou uns 30 dias pra eu assinar, tudo depende se estiver tudo em ordem da sua parte.
      Abraços Dani.

      Excluir
  67. Obter um empréstimo hoje no baixo índice de aplicar agora empréstimos são concedidos a uma taxa de 3% aplicam-se agora o que pode aumentar o seu negócio a uma maior altura. Estamos oferecendo empréstimo para pessoas de negócios e pessoais, se você precisa de um empréstimo para iniciar um negócio ou empréstimo para pagar as contas entre em contato conosco via (georgeanderson.loanfirm255@gmail.com) agora e obter um empréstimo de nossa empresa ... Eu prestar os melhores serviços de empréstimo.

    EMPRÉSTIMO OFERTA APLICAR.

    ResponderExcluir
  68. Boa Noite. Parabéns pelo post. Tirou muitas dúvidas, mas ainda restou uma. Na conta de quem cai o dinheiro da construção ao final de cada etapa: Engenheiro? Proprietário do Terreno? Construtora? etc... Aguardo resposta no email pr.evaldisioemaria@hotmail.com ou esousa@isbc.com.br
    Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evaudisio, o dinheiro ao final de cada etapa conforme vai sendo liberado caí na sua conta, naquela que vc vai abrir na caixa quando vai fazer o financiamento.
      Abraços Dani.

      Excluir
  69. Boa Noite. Parabéns pelo post. Tirou muitas dúvidas, mas ainda restou uma. Na conta de quem cai o dinheiro da construção ao final de cada etapa: Engenheiro? Proprietário do Terreno? Construtora? etc... Aguardo resposta no email pr.evaldisioemaria@hotmail.com ou esousa@isbc.com.br
    Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  70. Oi Dani, estou com algumas duvidas, meu namorado vai financiar um terreno em seu nome, eu quero financiar a construção, será que eu consigo ou o terreno também teria que estar no meu nome?
    Qual o melhor financiamento, esse que vc fez ou aquele que entra FGTS e MCMV? Tem muita burocracia para a aprovação de crédito, o que eles costumam pesquisar e o que pode dar errado? Desde já agradeço e fico no aguardo de uma resposta ... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia, o terreno tem que estar no seu nome, e este financiamento que eu fiz acho ser o melhor pelas taxas de juros e por poder usar o FGTS.
      Abraços Dani.

      Excluir
  71. -
    -
    Você está na necessidade de serviços de empréstimo?
    Se você fizer isso, você está no lugar certo, era a
    acontece.
    por isso, se você realmente precisa do serviço
    a empresa oferece apenas digite as informações abaixo e volte para nós imediatamente.


    Pedido de empréstimo formulários de informação mutuário
    Nome: ___________________________
    Nome: ____________________________
    Sexo: _______________________________
    Estado civil: _______________________
    Endereço para correspondência: ______________________
    Cidade / CEP: ________________________
    País: ______________________________
    Cidadania: ______________________________
    SEXO: __________________________________
    AGE: __________________________________
    Data de Nascimento: ________________________
    Montante necessário como Empréstimo: ________________
    Empréstimo Duração: ________________________
    Renda mensal / renda anual: _________
    Profissão: ___________________________
    Finalidade do empréstimo: _____________________
    Telefone: ________________________________
    Fax: __________________________________

    Digite na forma de informações atuais e corretas, e enviar
    voltar para empresa e-mail para nós
    betterdaysinvestment@gmail.com
    respeito
    Mr. John Wilson.

    ResponderExcluir
  72. Oi Dani, obrigada pela resposta.
    Tenho mais algumas perguntas para te fazer:
    1- Meu namorado vai comprar um terreno financiado que não é pela caixa, eu quero saber se pode financiar a construção logo em seguida ou tem que esperar quitar o terreno primeiro?

    2- Caso possa fazer o financiamento, como funciona a documentação para construção da casa, já que o terreno ainda não foi quitado? (incluindo engenheiro, prefeitura etc), pq para financiar a caixa exige a documentação do terreno registrado na prefeitura, planta etc ...eu quero saber como funciona esse processo e se pode fazer isso claro? Dani muito obrigada pela atenção, vou ficar no aguardo de sua resposta ... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, vc pode fazer o empréstimo e junto fazer a quitação do seu terreno e daí é só levar os papéis como vc disse na prefeitura planta etc....
      Você tem que ter um engenheiro e ele vai te passando tudo o que vc precisa conforme for sendo solicitado,
      Abraços Dani.

      Excluir
  73. Dani, desculpe pq já fiz outra pergunta sendo que vc nem respondeu a anterior...rsrsrs
    Vou fazer mais uma: Fui na caixa hj e conversei com a moça de lá, ela disse que eu posso fazer o financiamento da construção, aí eu perguntei pra ela se o dinheiro do financiamento serve para mão de obra e as despesas de engenheiro, ela disse que não, que é só para construção e que não posso pagar mão de obra com o dinheiro, ela me ofereceu o construcard dizendo que com esse eu posso pagar despesas ... só que o valor da prestação é muito alto .... Será que é isso mesmo Dani? Acho estranho fazer um financiamento para construção e não poder usar o dinheiro pra pagar mão de obra ... Mais uma vez Obrigada Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, vc pode sim pagar a mão de obra quando vc for fazer o financiamento vc já pega um pouco a mais contando a mão de obra que vc vai precisar a caixa nem vai saber o que vc paga com o dinheiro que vc recebe todo mês, o que importa para eles é as etapas serem concluídas.
      Abraços Dani.

      Excluir
  74. Meu blog é sobre esse tipo de financiamento.
    jà comecei a construção, mas ainda não recebi a primeira etapa.

    Qualquer duvida estou aqui

    Leticia
    http://construidominhacasaminhavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, logo vc vai receber em média de 4 dias depois da vistoria o dinheiro já é liberado.
      Abraços Dani.

      Excluir
  75. Marcia o ideal é colocar a mao de obra ja embutida no cronograma junto com os materiais

    ResponderExcluir
  76. Oi Leticia, obrigada por responder , e o valor das visitas do engenheiro, tem como colocar também??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia tem sim quando minha engenheira fez o meu cronograma ela já embutiu essa visitas do engenheiro.
      Abraços Dani.

      Excluir
  77. Dani, muito obrigada pela resposta, graças ao seu blog eu pude ter uma visão mais ampla sobre esses financiamentos, agora eu já sei direitinho o que fazer ... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, fico feliz boa sorte para vc, que de tudo certo.
      Abraços Dani.

      Excluir
  78. Olá Dani, estou negociando um terreno no valor de 40.000,00 e preciso de mais 50.000,00 para construção (90.000,00 total financiado), minha dúvida é: A Caixa avalia o terreno e libera o valor na minha conta para que eu faça o pagamento junto ao vendedor do terreno e a partir daí terei que iniciar a obra com recursos próprios (primeira etapa)? Ou a Caixa deposita o dinheiro relativo ao valor do terreno direto na conta do vendedor e a partir daí começo as obras?

    Existe alguma exigência da Caixa com relação aos projetos (tamanho da casa, número de cômodos, laje ou forro, telhado, pisos e etc.)? Ou o projeto estando dentro do valor previsto na planilha e liberado pela prefeitura é o suficiente.

    Excelente Blog! Muito interessante. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego,a caixa não faz exigências quanto ao tamanho da casa nem quantidades de comôdos que vc irá fazer o que importa é que aquilo que vc especificar que irá fazer não pode ser mudado, ex: vc coloca lá nos papéis que vai colocar porcelanato e depois resolve mudar e colocar um piso mais simples isso não pode, vc pode sempre mudar o mais barato para o mais caro e não o mais caro para o mais barato. Uma dica é que se vc não tem certeza se o dinheiro vai dar joga na planilha sempre o mais baixo caso no meio do caminho vc puder colocar algo de qualidade melhor daí vc vai poder mudar sem problemas.
      Todo dinheiro é liberado na sua conta ´até onde eu sei` daí vc vai e faz o pagamento, quanto a primeira etapa ela tem que ser feita de recursos próprios não tem jeito, pois o dinheiro vai sendo liberado conforme as etapas vão sendo cumpridas.
      Abraços Dani.

      Excluir
  79. Olá Dani:

    Estou tentando dar entrada na caixa, com muita dificuldade, pois os funcionários não informam as coisas. Você tem algum e-mail para tirar dúvidas? Em qual agência da caixa aqui de Campinas você deu entrada?

    Obrigada,
    Letícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, aqui na minha cidade também foi assim, ninguém nunca sabe de nada, mas não desista. Pra você ter uma idéia nós temos aqui 3 agências da caixa e somente uma é que sabe trabalhar com esse tipo de financiamento nas outras não souberam nem informar. Mas insista.
      Abraços Dani.

      Excluir
  80. Olá Dani, já li todos os comentários e não encontrei um contato com um engenheiro, vc poderia me passar o contato do engenheiro que trabalhou no seu projeto? se quiser pode me mandar por e-mail: mickfranca@hotmail.com.
    Outra dúvida é que o engenheiro que eu conversei me perguntou se a caixa exige além do projeto arquitetônico, o projeto hidráulico e elétrico.

    ResponderExcluir
  81. Olá Dani, fui na caixa da minha cidade e eles me disseram que nao existe esse programa para pessoas com Baixa rendas, foi ae que fui pesquisar e vi seu blog.
    Minha renda Bruta é de 2.200 , e eu nao tenho terreno , Bom nao tenho nada como faço para fazer esse financiamento ?

    ResponderExcluir
  82. Dani, tudo bem? Acho que sobre o recolhimento do FGTS e INPS, varia. Têm agencia que solicita comprovação dos pagamentos. Outras, não.

    ResponderExcluir
  83. olá Boa tarde!

    Será que tem possibilidade de conseguir este financiamento. Já tenho meu lote e iniciei a construção. Já bate até a primeira laje de 240 m², agora preciso dar o acabamento e fazer a minha casa em cima deste galpão. Será que dá para conseguir nesta condição?

    Grato,

    Edezimar.

    ResponderExcluir
  84. Olá,

    Meu nome é sr. fred Peterson eu sou o dono da fredpetersonworldloan que oferecem empréstimo a taxa de juros de 3%. se você realmente precisa de um empréstimo, você será obrigado a preencher o formulário de inscrição encontra-se abaixo antes de podermos iniciar essa operação legalmente. seus dados estão seguros conosco, então você não tem nada para se preocupar.

    Se você estiver interessado, pode contactar-me através do meu endereço de e-mail fredpetersonworldloan@yahoo.com.

    Atenciosamente

    Fred Peterson.

    ResponderExcluir
  85. Olá

    Encontrei o seu blog e achei ele muito interessante, estou para dar entrada no financiamento da construção da minha casa, porem estou com uma dúvida, eu vou financiar apenas a construção, o lote já está em meu nome, eu possuo um valor em mãos como recursos próprios e vou necessitar de uma parte financiada, esse valor que eu já possuo (recurso próprios) eu posso dar início na minha obra ou a Caixa irá reter este valor junto do valor que eu estou financiando e assim o banco irá liberar os dois juntos? ou seja, eu terei que depositar o meu recurso próprio na Caixa e ela vai reter e juntar ao valor financiado e liberar os dois juntos de acordo com cada etapa concluída da obra?
    obs.: só para título de informação eu estarei dando entrada na caixa para o financiamento da minha construção antes de iniciar a obra, ou seja, não darei entrada na Caixa no meio da obra!

    Desde já agradeço a atenção.

    att,
    Carol

    ResponderExcluir
  86. Ola Dani tudo bom? Meus parabéns por toda iniciativa! fiquei muito feliz e esperançoso depois de ter lido todas as informações no seu blog sobre a CEF! mas precisava tirar mais uma dúvida! quero entrar no financiamento aquisição de terreno e construção, meu salário é 1.500, o terreno custa 83 mil e a construção 44mil, totalizando 127 mil o valor do imóvel...no simulador diz que eu preciso dar uma entrada de 83 mil e posso financiar o restante que seria o valor da construção (44mil) em 420 meses com parcelas de 430 reais, até aí tudo bem..agora que vem a dúvida! se o terreno vale 83 mil e a entrada é de 83 mil, então quer dizer que o mesmo vale como garantia da caixa e consequentemente como valor de entrada para que eu possa financiar os 44 mil da construção? porque se pensar que o valor total do terreno já é liberado dentro de 1 semana para aquisição do mesmo ele próprio já é uma garantia real e concreta que a caixa vai ter, e ele próprio serviria de entrada para o restante? ou estou enganado? muito obrigado pela gentileza e atenção. Um abraço. Roberto.

    ResponderExcluir
  87. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  88. Olá Dani, li nos comentários que você financiou pela caixa a quitação do terreno e construção da casa, no meu caso o terreno foi comprado e parcelado por uma loteadora, ou seja, não consta como financiamento de nenhum banco ou mesmo pela caixa, gostaria de saber se a caixa aceitará financiar a quitação deste terreno juntamente com a construção. Obrigada
    Tatiane Batista

    ResponderExcluir
  89. Olá Dani, seu blog é SHOW. Parabéns.
    Eu tenho uma dúvida também em relação a quitação do terreno. O valor do terreno total entra no cronograma fisico-financeiro da obra que o engenheiro faz ? Estou com total documentação pronta e só tenho essa dúvida. Ex:

    Minha obra já está iniciada e o valor total do cronograma (somente obra) foi de R$ 150.000,00. Meu terreno falta R$ 40.000,00 para quitação e eu paguei 30.000,00 até agora.

    O valor total do cronograma seria 150+70 ? Em qual ítem do cronograma eu adiciono a informação do terreno.

    Obrigado.
    Rodrigo Luchetta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cronograma é somente da obra, o valor do terreno fica em contrato feito pela CEF " CONTRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMPRA E VENDA DE TERRENO, MÚTUO PARA OBRAS, E ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA, CARTA DE CRÉDITO COM RECURSOS DO SBPE, NO ÂMBITO DO SISTEMA FINANCEIRO DA HABITAÇÃO- SFH"

      Excluir
  90. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  91. Olá Dani, dei uma lida no seu blog muito legal, já estou quase finalizando a primeira etapa e surgiu algumas duvidas, vamos ver se você pode me ajudar.
    1- como fazer algumas alterações de projeto? Quero mudar o piso por ex, detalhes do acabamento, você teve problemas, teve que mudar alguma coisa? Como fazer?
    2-o engenheiro quando faz as medições ele realmente observa tudo?
    3-Vi alguns comentários de INSS, vc não recolheu? Como tirou o HABI

    ResponderExcluir
  92. Boa noite, tive o mesmo problema que você com os atendentes da CAIXA, me desanimaram de fazer este modelo de financiamento, a minha duvida é sobre a liberação de dinheiro, eu banco cada etapa e o banco me ressarce após? Exemplo: 1ª etapa, fundação = 15,000, eu pagaria este total, o engenheiro da CAIXA iria vistoriar a obra e após ele dar o aval de 1ª etapa concluida a CAIXA devolveria os 15,000? e eu utilizaria estes mesmos 15,000 do inicio ao final da obra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja isso sim, já conclui minha primeira etapa porém não recebi ainda, estou utilizando os 10% para antecipar e o cartão VISA rsrsrsr tudo no maior controle possível para não passar o que põe ser gasto!

      Excluir
  93. Boa noite, tive o mesmo problema que você com os atendentes da CAIXA, me desanimaram de fazer este modelo de financiamento, a minha duvida é sobre a liberação de dinheiro, eu banco cada etapa e o banco me ressarce após? Exemplo: 1ª etapa, fundação = 15,000, eu pagaria este total, o engenheiro da CAIXA iria vistoriar a obra e após ele dar o aval de 1ª etapa concluida a CAIXA devolveria os 15,000? e eu utilizaria estes mesmos 15,000 do inicio ao final da obra?

    ResponderExcluir
  94. Olá Dani, Quero construir minha casa usando financiamento da Caixa ( construção). Já tenho um terreno registrado, mas não quero construir neste terreno. Quero financiar outro terreno e construção, há algum empedimento para esse tipo de financiamento?
    Antonio

    ResponderExcluir
  95. nova atualização de empréstimo bancário Escócia Canadá .. você precisa de um empréstimo em qualquer quantidade, a partir de qualquer parte do mundo com 7 dias garantee por favor, entre em contato conosco por este e-mail (sotiabankcanada@gmail.com) para obter mais detalhes ... e ser notificado que nós calcular o seu empréstimo em 2% em qualquer quantidade que você reqire do nosso banco.
    empréstimo escócia
    Sr. Jim David

    ResponderExcluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  97. Olá bom dia! Parabéns pelo blog!

    Olha tenho um lote de 264 m² e já iniciei minha construção base com porão - bati até a primeira laje de 160m². Gostaria de saber se consigo um empréstimo-financiamento para terminar essa construção, falta entijolar a minha casa em cima e dar o acabamento em baixo e cima. Valor do lote

    ResponderExcluir
  98. Valor do lote é +- 100.000,00 e o término da construção de que preciso é aproximadamente 130.000,00. Será que tem possibilidade tenha a escritura do lote. Ok!

    ResponderExcluir
  99. Oi Dani.
    Primeiramente parabéns pelo seu blog, muito bom mesmo.
    Dani é o seguinte, estou tentanto construir minha casa através dessa linha de crédito. Até o momento a minha maior dúvida é em relação ao pagamento da mão de obra. Pois eu fechei um valor exato com o pedreito para realizar toda a construção, gostaria de saber se vc teria alguma dica para me dar, pois eu preciso pagar uma série de impostos relacionados a mão de obra, mas como já sei o valor exato que vou gastar com isso como poso realizar esse pagamento? Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  100. Bom dia Dani,

    Primeiramente, Parabéns pelos Post e sua super atenção aos questionarios !!!

    Estou meio em dúvida em qual tipo de financiamento escolher, pois para a aquisição do terreno + construção é muito burocratico, enfim.. Mais vamos lá, Quero saber como fica a minha situação, o terreno desejado custa 30.000,00 e eu não tenho dinheiro para o material de construção, porém tenho a mão de obra gratuita(Meu Pai e Eu). tentei fazer a simulação somente da aquisição do terreno, mais sem sucesso, preencho todos os dados e aparece a mensagem que não existe nenhum produto disponivel para a opção desejada. Diante disso alem de ficanciar o terreno posso adquiri o construcard para a aquisição do material ? Ou em sua opnião devo investir no fincanciamento do terreno + construção pelo SBPE ?
    Muito grato pela resposta !!

    Max Olyver

    ResponderExcluir
  101. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  102. Bom dia Dani, primeiramente parabéns pelo Blog. Está sendo muito util para muitas pessoas, que como eu veio buscar respostas na internet, através de blogs, pois na Caixa economica federal faltam pessoas competentes para passar informações para pessoas, como eu, sonham com a primeira casa própria, e a unica alternativa no momento seria um financiamento próprio pela caixa, sem envolvimentos com imobiliárias e construtoras. Achei seu blog hoje, mas ainda não terminei de ler. Então quero ir direto ao assunto. A minha situação e a minha dúvida é o seguinte:

    Quero fazer um financiamento pela caixa, Terreno + construção.
    Estou fazendo um acordo direto com o dono do terreno, sem imobiliária, e o valor que o proprietário está pedido é R$75.000,00, mas acredito que o valor de mercado seja maior. O terreno está todo legalizada, com escritura no nome do vendedor. Quero financiar mais R$90.000,00 para a construção da casa, com 77m². Irei precisar de R$165.000,00 da caixa.
    O que devo proceder nessa situação, pois o terreno não está no meu nome, como funciona esse tipo de financiamento. Em que etapa a caixa libera o valor da compra do terreno para eu pagar o proprietário, pois acredito que não deve ser uma situação confortável ao proprietário para esse tipo de financiamento. E na avaliação do engenheiro da caixa, o valor que ele for avaliar seja maior que o valor acertado com o proprietário. Como funciona essa avaliação?

    ResponderExcluir
  103. Ola Dani tudo bem ?
    Queria tirar uma duvida com vc, pois penso em financiar o terreno e a construção.
    Já sei que preciso ter a primeira etapa cumprida para liberação da 1° verba da caixa, porém como vou emprestar este dinheiro, queria saber quanto tempo a caixa demora pra liberar a verba do momento em que o Engenheiro faz a análise da etapa concluída até o dinheiro depositado. Quanto tempo demorou p vc/

    ResponderExcluir
  104. Oi, Dani, Parabéns pelo post,

    Eu estava com um processo para o construcard, até apresentei os documentos, o atendente disse que pela minha renda eu poderia pegar até 60 mil então ele acabou pedindo o documento da casa. Mas como minha casa está apenas como terreno eu fui ao fórum para fazer o procedimento de mudança, então foi lá que conversando com outras pessoas eles me perguntaram porque eu não optei pelo minha casa minha vida, na conversa fiquei na duvida e acabei deixando pra fazer o procedimento depois e fui novamente à Caixa. Então o gerente disse que pela minha renda eu só poderia entrar no SBPE. Eu gostei da proposta, dos valores, dos juros, bem interessante, isso inclusive me incentivou a mudar e a apresentar os documentos para a pesquisa...

    A questão é que eu tenho uma casa, que está inacabada e preciso ampliá-la. Então, Neste sentido, minha dúvida é quais as providencias tomar, já que o imóvel estar em meu nome.


    abraços,

    ResponderExcluir
  105. Prezados, boa noite.

    Estou precisando de um orçamentista com experiência em preenchimento da planilha da caixa e no cronograma fisico-financeiro. Alguém teria um para me indicar? Favor enviar para o meu email, lcmbatista@gmail.com

    Muito obrigado.

    Att, Luiz Batista

    ResponderExcluir
  106. Você precisa de um empréstimo? ou precisa de ajuda financeira? Oferecemos empréstimos que variam de US $ 100 a US $ 000 500 000 000, etc para os indivíduos e cooperar corpos que necessitam de assistência financeira, a utilização da disposição do requerente mais de 18 anos. Entre em contato conosco por e-mail se interessado em um crédito rápido e fácil a baixo e acessível taxa de juros de 2% ao ano. E-mail: kalvinkingloanmanagementfirms@gmail.com

    ResponderExcluir